sábado, outubro 14, 2006

Conferência "O Estuário do Tejo como Centro de Lazer da Grande Área Metropolitana de Lisboa"

Participei no dia 13 de manhã, na Biblioteca da Moita, neste Colóquio com o tema "Exemplos de boas práticas nas margens do Tejo", organizado pela Câmara da Moita, no âmbito da preparação do II Congresso do Tejo, que irá decorrer em Lisboa de 24 a 26 de Outubro.

Na assistência, diversos Associativistas de Clubes Náuticos, Juntas Freguesia, etc. De notar a ausência de representantes da Junta de Freguesia da Moita e de Alhos Vedros.

Diversas intervenções de Câmaras Municipais explicitando os trabalhos e planos que têm, desenvolvido, relacionado com o Rio Tejo, destacando a intervenção da Câmara de Constância, com um enorme e diversificado conjunto de intervenções.
Pela Câmara da Moita, falou o Vice-Presidente, Dr. Rui Garcia. A intervenção, apresentada de modo apagado e titubeante, fez o historial das intervenções nas margens do rio, com especial incidência no Parque da Zona Ribeirinha no passado e a Marginal no presente.
Apresentada também a intervenção na Caldeira da Moita, como uma boa intervenção (o resultado está à vista). Para o futuro, além da deslocalização do Centro Náutico Moitense, não foram apresentados outros estudo ou projectos.

No curto período destinado a debate, e aproveitando a presenta dos principais responsáveis, Presidente da Câmara da Moita e Presidente da Administração da AGPL, aproveitei para colocar as perguntas:
- Que passos concretos foram dados pela Câmara da Moita junto da AGPL para a deslocalização do desmantelamento de navios situada nas marinhas de Alhos Vedros? - E se a AGPL está disponivel para essa deslocalização?

Não tive resposta.