segunda-feira, dezembro 04, 2006

CRIVA ameaça com vigília frente à Câmara da Moita




No Jornal MARGEMSUL de 2 de Dezembro
http://www.margemsul.pt/margemsul_02Dez2006.pdf

CRIVA ameaça com vigília frente à Câmara da Moita

O Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira (CRIVA) acusa a Câmara da Moita de tratamento diferenciado em relação às restantes instituições e ameaça fazer uma vigília à porta da sede. Na reunião pública da quarta-feira, na junta de freguesia do Vale da Amoreira, uma responsável da Associação afirmou que foram enviados vários pedidos ao executivo camarário e que os apoios atribuídos são manifestamente inferiores ao de outras instituições do concelho.
“Achamos bem que a Câmara ajude outros parceiros sociais. Mas consideramos que pelo trabalho de extrema importância que o CRIVA desenvolve, merecíamos que a autarquia nos olhasse com outra atenção”, afirma Ana Sofia Faria.
Segundo a porta-voz, a associação realizou obras de beneficiação da sede, aproveitando um fundo do Instituto
de Emprego e Formação Profissional. Como a verba atribuída não cobriu o investimento realizado, o CRIVA solicitou apoio de cerca de 20 por cento à Câmara Municipal da Moita, valor que afirma ser atribuído a iniciativas semelhantes.
Também foi solicitada verba para a elaboração do projecto arquitectónico de um Jardim-de-infância.
“Estamos muito desiludidos, porque estes apoios ainda não tiveram respostas concretas. Para além disso, foram-nos atribuídos 1000 euros de subsídio de funcionamento, valor quase irrisório fase aos projectos que nós desenvolvemos”, argumenta.
A vereadora que tutela o pelouro do Movimento Associativo, Vivina Nunes, salienta que o pedido de apoio para as obras foi apresentado já em 2006, não estando previsto no orçamento desse ano. Relembra ainda que a Câmara cedeu ao CRIVA um terreno para a construção do jardim-deinfância.
“Somos todos pessoas de boa-fé e por isso mesmo não há nenhuma instituição no concelho que nós discriminemos. No que diz respeito ao subsídio à obra, penso que o pedido foi feito já no início do ano e portanto não estava incluído no plano de actividades da câmara. Não podemos, ainda, estar de costas voltadas para uma instituição, à qual atribuímos, este ano, um terreno no valor de milhares de contos”, explicou.
Ana Sofia Faria acredita que os problemas vão ser resolvidos. Contudo, avisa que a Associação pondera encontrar outras formas de luta caso não veja uma mudança na atitude do executivo camarário. “Na próxima semana teremos uma reunião de direcção onde ficará decidido se avançaremos para formas mais radicais de chamar a atenção”, disse.