VERSÃO FINAL DO PDM – MUNICÍPIO DA MOITA
DECLARAÇÃO DE VOTO DOS VEREADORES PS
A proposta de revisão do PDM foi presente a sessão de Câmara em 25/07/2006 e aprovada com os votos da CDU.
Submetida à CCDR, esta, decidiu propôr uma série de alterações que a Maioria CDU aceitou, tendo o texto da proposta, com essas alterações sido submetido a sessão de Câmara em 09/Julho de 2007 com o mesmo resultado na votação.
Vem agora a Maioria apresentar nova versão, que diz ser a versão final, com uma série de pequenas alterações e com a inclusão de uns corredores de exclusão de REN nos Brejos da Moita.
Sobre estes corredores interessa questionar:
- Se os corredores agora aceites pela Comissão Nacional da REN são bons, porque são instalados somente nos Brejos da Moita e não são colocados noutras áreas do concelho?
- Se defendem os solos e as suas características e salvaguardam os interesses dos proprietários porque não são extensivos, por exemplo à Barra Cheia ou a Sarilhos Pequenos?
Em todo este processo de revisão do PDM, a Maioria CDU e o seu principal responsável na Câmara: João Lobo agiu com parcialidade.
No nosso entendimento, para uns, poucos, agiu como padrinho e amigo, para outros foi padrasto e carrasco. Com uns negociou e possibilitou benesses e garantias de desenvolvimento e lucro, a outros retirou capacidade de evoluírem e de se desenvolverem. E não fora as alterações propostas pela CCDR, este PDM seria um descalabro para o desenvolvimento sustentado e harmonioso para a Moita. Apesar das potencialidades, este concelho continuará a ser o parente pobre no arco ribeirinho norte da Península de Setúbal. É a visão miserabilista da CDU, da sua Maioria e do seu Presidente.
Tal como em 25 de Outubro de 2006 e 09 de Julho de 2007, não concordamos com a proposta, pelo que votamos contra.