sexta-feira, junho 20, 2008

Homenagear os bombeiros da Moita com uma ambulância

Os vereadores da Oposição na Câmara Municipal da Moita (PS, PSD e BE) apresentaram uma proposta conjunta , ontem na sessão pública de Câmara.


CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA
PROPOSTA

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, Corpo de Salvação Pública do Concelho da Moita, fundada em 1933 cumpre neste ano de 2008 os seus 75 anos de vida, uma efeméride que se reflecte sobre todo o Concelho, pois eles não são apenas os Bombeiros da Moita, mas os Soldados da Paz do Município da Moita.

Independentemente de outras homenagens reconhecendo o seu mérito, pensamos que esta data deverá ser assinalada atribuindo ao Corpo de Salvação mais e melhores meios para desempenharem com sucesso a missão para a qual nasceram à 75 anos e para a qual se sentem vocacionados.

Atendendo a que a última ambulância adquirida data de 1999, os Bombeiros da Moita necessitam com urgência de adquirir uma nova ambulância para o seu parque automóvel para fazer face ao aumento de solicitações derivadas do crescimento populacional do concelho. A sua recompensa é fazer o Bem, saibamos então fazer o Bem aos Bombeiros da Moita, atribuindo-lhes na comemoração dos seus 75 anos uma nova ambulância de socorro, no valor aproximado de 100.000 euros.

Com esta nova ambulância os Bombeiros da Moita, com o lema Vida Por Vida, poderão prestar socorros mais céleres e salvar mais vidas.

Porque a Câmara Municipal da Moita tem todo o interesse na salvaguarda e bem estar dos seus munícipes e dos seus bens, propomos a atribuição de uma ambulância de socorro em 2008.

Data: 2008/06/18
Os vereadores
Vitor Cabral
Luis Nascimento
Joaquim Raminhos
José Guerra


A maioria CDU opôs-se à votação favorável da proposta, alegando dificuldades financeiras no presente ano.
Todos os vereadores da Oposição defenderam a proposta. Nessa defesa, reforcei a proposta, referindo que a Câmara tem todo o interesse em cuidar do bem estar dos seus munícipes e dos seus bens e não fazia favor nenhum aos bombeiros se, em Setembro, aquando da atribuição da medalha de ouro à Corporação, lhes fosse entregue uma nova ambulância.
Os bombeiros necessitam de meios para fazer face ao crescente das solicitações.

O Presidente informou que caso não fosse retirada ou reformulada a proposta, a mesma seria reprovada pela Maioria CDU.

Em face dessa posição, e porque os proponentes entendem que o teor da mesma deveria ser consensual, ficou decidido que a oferta da ambulância ficaria adiada por mais um ano e será incluída no orçamento de 2009.

Lamentavelmente e porque os acidentes não aparecem com pré-aviso, o incêndio desta madrugada em instalações da CMM, vem dar razão a esta necessidade de mais e melhores meios de socorro ao serviço do concelho, dos seus habitantes e do seu património.