segunda-feira, abril 02, 2007

Deputados do Partido Socialista visitam concelho da Moita

http://www.orio.pt/modules/news/article.php?storyid=568

Uma comitiva de deputados do PS, pelo círculo de Setúbal, acompanhada por vereadores da Câmara Municipal da Moita, também do Partido Socialista, visitaram a Escola Secundária da Moita e reuniram com um grupo de moradores da Várzea da Moita, no dia 2 de Abril.
Depois de apresentar cumprimentos na Câmara Municipal da Moita, a comitiva dirigiu-se à Escola Secundária, onde Vítor Ramalho, Presidente da Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista, assumiu que “as condições da escola são de tal forma degradantes que exigem rapidamente novas instalações”. “É uma escola que o Governo tem a responsabilidade de tratar, e nós como um partido de homens e mulheres responsáveis, não metemos a cabeça debaixo da areia, face a estas situações”, declarou Vítor Ramalho.
A Directora do Conselho Executivo, Isabel Roma, comprovou que as condições da escola “são péssimas”, promovendo uma visita aos espaços mais degradados, revelando que com o pouco dinheiro que têm, ainda “tentam arranjar alguma coisa, tal como as instalações eléctricas e os esgotos”. Segundo Daniel Sequeira, assessor do Concelho Executivo da Escola Secundária da Moita, apesar dos pedidos de ajuda feitos à Câmara Municipal, esta “tem-se descartado, dizendo que a escola não é da sua tutela”.
A revisão do PDM da Moita também foi alvo de uma pequena reunião, no Centro Paroquial da Barra Cheia, onde moradores da Várzea da Moita estiveram presentes para apresentarem as suas posições.
Alguns moradores falaram dos problemas que a revisão do Plano Director Municipal está a causar, nomeadamente o facto de quererem “construir mais uma divisão nas suas habitações e tal não é permitido”. Todos lamentam esta e outras situações, que prejudicam o desenvolvimento do concelho. Existe também o problema dos jovens casais que são obrigados a sair, nomeadamente, da Barra Cheia, para viverem noutros sítios, pois “as casas dos pais não podem ser aumentadas, e muitos pais têm terrenos onde não podem construir casas para os seus filhos”, o que fará com que sejam moradores mais velhos a ficarem na Barra Cheia.
“A presença dos senhores deputados é motivadora para a colocação de muitas questões, mas acima de tudo o mais importante é a vossa solidariedade e sensibilidade”, disse um morador da Várzea da Moita à comitiva do PS.
Face às contestações feitas ao PDM da Moita, Vítor Ramalho afirmou que “podem contar connosco para ajudar a resolver estes problemas”.Cátia Fernandes