terça-feira, maio 23, 2006

Visita à Fonte da Prata Nova


Após vários pedidos da minha parte e do vereador Joaquim Raminhos, decorreu finalmente a visita à Urbanização da Fonte da Prata.
Presentes, por parte do Promotor, o Sr. Arq. Juan Antequera;
por parte da Câmara, 2 técnicos, das áreas de Urbanismo e Fiscalização,
o sr. Vice Presidente Sr. Rui Garcia e o seu secretário político, Sr. Nuno Cavaco,
e os vereadores Vitor Cabral do PS e Sr. Joaquim Raminhos, do BE.

Da parte do promotor foi explicada a evolução da Urbanização e a actual situação.
Foi-nos dito que havia a intenção de avançar rapidamente com os equipamentos propostos, para facilitar a comercialização dos cerca de 300 fogos que estão por vender e para fixar os actuais habitantes. Vão terminar todas as obras do loteamento, e inicializar a construção de 3 lotes (B).

Na prática, e relativamente aos equipamentos, encontra-se em construção a ampliação da Escola Primária, à entrada da Fonte da Prata e para iniciar a construção do Parque Urbano.

Coloquei algumas questões sobre:
- as contrapartidas a reverter para o Município (escolas, complexo desportivo e terreno para o Centro Saúde) não poderão ser efectivadas, dado tratar-se de zona REN (C).
- com os actuais prazos de construção, a expectativa de muitos residentes relativo a equipamentos saíu gorada, facto evidenciado por grande quantidade de placas de “VENDE-SE”.
- O lote para o projectado Centro Comercial e possiveis alterações de uso.

Referi ainda que para a fixação dos moradores ao Bairro, eram importantes as futuras instalações do Clube Desportivo da Fonte da Prata e o terreno para a Capela, Centro Paroquial e Casa Mortuária.
---------
Relativamente a este terreno, importa esclarecer que é uma promessa muito antiga, ainda da Familia Mello. Esse compromisso transitou para a Comitur, a Fadesa e agora para a Câmara.
A Paróquia de Alhos Vedros e os paroquianos da Fonte da Prata têm uma vontade EFECTIVA de construir as instalações.
Espero sinceramente que o antigo compromisso não emperre no final do caminho. Haja vontade.