quinta-feira, maio 15, 2008

Mais transportes públicos precisam-se

Nos últimos anos, muitos munícipes me têm abordado sobre o problema da falta de transportes públicos e das más acessibilidades dentro do concelho da Moita. Mesmo em diversas sessões públicas de Câmara, o assunto tem sido colocado, surgindo sempre através de pessoas mais idosas que têm dificuldade em se deslocar ao centro da sua Freguesia, ou por falta de transportes, ou por inexistência de passeios e bermas nas estradas. Também as crianças e jovens têm dificuldade, por quase inexistência de transporte público em se deslocar às escolas, principalmente aqueles que vivem nos núcleos mais afastados, como seja o Gaio-Rosário, a Barra Cheia ou Sarilhos Pequenos.

A resolução deste problema sempre foi uma bandeira do Partido Socialista. Entendo que se deveria tentar seguir o exemplo de diversas Câmaras Municipais que tiveram uma acção profícua nesta área. E os exemplos são variados, desde pequenos veículos comerciais até a pequenos autocarros que percorrem as freguesias, da responsabilidade das autarquias, até aos exemplos de empresas municipais de transportes.

No concelho da Moita os TST - Transportes Sul do Tejo têm algumas (poucas) carreiras que promovem este serviço. Contudo, é insuficiente. É a população que o afirma.
Há uns meses atrás, estes mesmos TST instalaram a suas oficinas de manutenção no centro da Moita, mais precisamente no Chão Duro. Óptimas instalações, bom parque oficinal e boa frota de veículos, que revelam uma empresa com capacidade de gestão, e visão para o futuro.

Atendendo à difícil situação financeira do Município da Moita, e dado que a actual Maioria (PCP-CDU) sempre se mostrou avessa a prestar este serviço à população, seria altura, mais do que conveniente, que se negociasse com os TST para que fossem criadas mais carreiras em horários diferenciados, promovendo assim a facilidade na mobilidade dentro do concelho. Os jovens, e principalmente a população mais idosa agradecia.