quinta-feira, abril 24, 2008

Abril todos os dias

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

(Sophia de Melo Breyner Andersen)

Celebramos o 25 de Abril, Dia da Liberdade e da Democracia, seguros de que este Dia tem de estar presente em todos os dias da nossa vida. Não é apenas uma data que se comemora, em que se sai à rua em festejos e solenidades. Não é uma faixa pintada, um mural ou uma bandeira. Ou uma pomba esvoaçando no ar. O 25 de Abril é de ordem terrena, da ordem da Vida. O 25 de Abril é o momento que preenche todos os lugares e todos os tempos, é uma semente que está para além de nós, que germina aqui e agora, também além, contínua, eterna, com o futuro por horizonte. O 25 de Abril não é de ninguém, por isso é de todos. Celebremo-lo em comunhão ou em retiro, mas celebremo-lo.


Atravessamos uma actualidade corroída por muitas dúvidas e mesmo alguma descrença nas virtudes da vida política, mas sabemos que é nas horas de dificuldade que devemos reafirmar os nossos princípios, lutar, propor e proporcionar novos caminhos para bem de todos nós. Em Democracia, a realidade, é o homem livre que a desenha, e esta é uma verdade que não devemos nunca esquecer, pois convoca a nossa responsabilidade.

Neste DIA 25 DE ABRIL queremos enviar a todos VÓS um abraço fraterno solidário, desejando também que reflictam no que conquistámos e no que ainda temos por conquistar: uma sociedade mais exigente, mais justa, mais fraterna, mais solidária, para bem da nossa qualidade de vida e da dos que se nos seguirão.

Saudação do Partido Socialista da Moita ao Povo da Moita