sexta-feira, julho 06, 2007

Nova escola Secundária da Moita

http://www.orio.pt/modules/news/article.php?storyid=933 (notícia completa)

A Escola Secundária da Moita, provisória há mais de 30 anos, vai ser finalmente substituída por novos equipamentos escolares. A boa nova foi anunciada no dia 5 de Julho, no auditório da escola, em que foi apresentado o projecto das novas instalações, incluindo a verificação da planta da escola. Há mais de 30 anos que alunos, professores, funcionários e encarregados de educação, se manifestavam pela necessidade de terem uma nova escola, com todas as condições que têm direito. Pois esse dia chegou. E a construção da nova Escola Secundária da Moita, já começou, a partir do dia em que foi anunciada a sua construção.

A directora do Concelho Executivo da escola, Isabel Roma, mostrou-se muito emocionada pela notícia que partilhara com todos. “É difícil dizer uma coisa que tem sido tão puxada, mas finalmente estamos perante uma realidade que nos deixa a todos muito emocionados”, disse a directora acerca da construção da nova escola. A Escola Secundária da Moita foi construída já como provisória, “e ao longos desses anos estávamos numa situação que já não podia continuar”, afirmou Isabel Roma. “Sempre confiei e tenho acreditado desde o princípio que esta escola seria construída”, disse a directora do concelho executivo.

Joaquim Leitão, Director Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo, lembrou que “as questões da educação são partilhadas muito intensamente entre o poder central e o poder local”. “Esta é a 6ª escola em obra na Península de Setúbal”, disse Joaquim Leitão, afirmando que “é um esforço enorme que a Administração Central está a fazer neste Distrito”, resultando num investimento de mais de 20 milhões de euros, no total de todas as obras.

A construção da nova escola será feita em três fases, sendo que as duas primeiras demorarão oito meses e a última será de dois, o que dá um total de 18 meses. Segundo o arquitecto João Pancada Correia, a escola “será pouco sinuosa, de percurso fácil, pensando nas pessoas com deficiências motoras”.