quarta-feira, agosto 27, 2008

Que política de desporto no concelho da Moita?

No ano passado, António Duro escreveu n' O RIO, um artigo de opinião com este mesmo título, que chamava a atenção para a falta de uma política desportiva no concelho da Moita.

Atendendo a que os visados (Maioria Camarária) continuam num estado de apatia total, retomo o tema. Quem tem lido os meus anteriores artigos de opinião, poderá estranhar o tom de crítica destas linhas. Se elas servirem para abanar o marasmo em que o concelho se encontra e despertarem algumas consciências que andam entretidas "em toiradas", já serviram para alguma coisa.

Referia o António Duro as dificuldades que as Colectividades sentem com as diminutas instalações, com a falta de equipamentos desportivos, transportes, ou mesmo equipamentos municipais que sirvam os seus atletas e de um modo abrangente, toda a população. E se então lançam ideias ou novos projectos, as contrariedades nunca mais acabam.

Depois de no final do anterior mandato, a Maioria CDU ter apostado tudo nos cavalos e nas toiradas (de que também todos gostamos) esperava-se que a atenção se virasse para a cultura e principalmente para o fomento do desporto. Do apoio a quem promove o desporto. Mas não. A nota inicial deste Mandato foi o corte em 50% de todos os apoios às Colectividades.

Proximamente, quando chegar a hora de prestar contas, que explicação arranjará esta Maioria CDU, para tal procedimento? Mais, para além do corte, cada vez protelam mais esses apoios. Este ano, estamos em Setembro e o subsídio anual para as Associações ainda nem sequer foi aprovado em sessão de Câmara.

Em mais de 30 anos de poder absoluto no concelho da Moita, as grandes obras do Regime irão ficar somente no papel? Do Pavilhão Multiusos da Baixa da Banheira, obra megalómana orçada à data em 1 milhão de contos, sabendo-se logo à partida que a Câmara não tinha os 850.000 contos para pagar a sua parte. Será que nos contentamos só com o projecto e a maquete pagos principescamente, esquecidos num qualquer armazém?

E com a piscina municipal na Moita, largamente anunciada e prometida desde há mais de 10 anos, ficaremos satisfeitos somente com a sua visualização virtual nas próximas Festas de Setembro?

Quanto à Pista de Atletismo em Alhos Vedros, essa ainda nem sequer passou ao papel. Contudo, encheu discursos, folhetos, prospectos e Boletins Municipais.Vibrámos todos com a medalha de ouro do Nelson Évora. Pois é, se algum jovem do concelho quiser praticar salto, salto em comprimento, salto em altura ou mesmo triplo salto, onde treina? No areal da praia do Rosário?

De que serve promover provas de maratona nacionais, quando depois não temos instalações minimamente condignas que captem o interesse criado nos mais novos com a vinda de atletas de renome e obviamente bem pagos. Somente para a fotografia? Para o aparecimento fugaz na televisão e a respectiva promoção pessoal?

Numa correcta politica integrada de educação, em breve as escolas primárias passarão para a responsabilidade das Autarquias. É neste quadro que programamos o futuro? Não pode ser! Basta! Acordem do marasmo! Ainda estão a tempo de até ao final do próximo ano, de inverter e recuperar algum tempo perdido!

Esta fórmula do “orgulhosamente sós” ou do “só nós é que sabemos” está completamente ultrapassada. Quer queiram, quer não, para se criar as mesmas condições que vemos e "invejamos" nos concelhos à nossa volta, vai ser necessário chamar todos os interessados ao governo da nossa terra. Deixar de lado as desconfianças, os emblemas, as cores, as divisões, e unir esforços num autêntico desígnio. A responsabilidade é de todos. Todos poderão e deverão dar o seu contributo. Sem receios.

Vitor Cabral

Desporto no concelho da moita

Artigo sempre actual do António Duro n'O RIO

segunda-feira, agosto 25, 2008

Jornal Sem Mais


quarta-feira, agosto 20, 2008

Edivaldo Monteiro




De: Edivaldo Monteiro

Enviada: quinta-feira, 14 de Agosto de 2008 12:50

Para: CM Moita (Correio)

Assunto: da MOITA para PEQUIM



À Câmara Municipal da Moita:
Um Homem é um projecto de vida e não vive feliz sem sonhos. Estou a viver de novo um dos maiores sonhos da minha vida, e é por isso que desejo partilhar este momento inesquecível com todos aqueles que contribuíram para que esse sonho se tornasse real. A todos os queridos colegas, chefias e eleitos, o meu eterno agradecimento pela colaboração e incansável apoio prestado nestes últimos anos. Gostava imenso de poder tê-los aqui todos em Pequim, mas sei que é impossível. Apesar da distância que separa Moita de Pequim, consigo sentir aquele calor do vosso abraço. MUITO OBRIGADO!!!
Edivaldo Isaías Monteiro e Prof. João Ribeiro


-

Aqui fica a minha homenagem ao Edivaldo.
"Mais forte, mais longe, mais alto!"

segunda-feira, agosto 18, 2008

Site com informação sobre Alhos Vedros

Parabés aos Carlos Gonçalves, por ter recolhido informação diversificada sobre Alhos Vedros e, de uma forma sistematizada ter disponibilizado essa mesma informação todos através de um novo site.

Autêntico serviço público, feito à borla, a substituir quem tem responsabilidade para o efectuar.

sábado, agosto 16, 2008

Discusão pública

Diário da República, 2.ª série — N.º 157 — 14 de Agosto de 2008

CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA
Aviso n.º 21966/2008
João Manuel de Jesus Lobo, Presidente da Câmara Municipal da Moita faz público que a Câmara Municipal, na sua reunião de 5 de Agosto de 2008 deliberou, ao abrigo do artigo 77.º, n.º 4, com referência ao artigo 79.º, n.º 2, do Decreto -Lei 380/99, de 22 de Setembro, na redacção dada pelo artigo 1.º do Decreto -Lei 310/2003, de 10 de Dezembro, aplicável por força do artigo 4.º, n.º 2, do Decreto -Lei 316/2007, de 19 de Setembro, abrir a discussão pública sobre as alterações introduzidas pela Assembleia Municipal da Moita, na reunião de 25 de Julho da sua sessão iniciada a 17 de Julho último, à proposta de revisão do Plano Director Municipal, apresentada pela Câmara Municipal.
As alterações introduzidas pela Assembleia Municipal, sobre as quais incidirá a discussão pública, são as seguintes:
1.ª — Alteração ao artigo 58.º, mediante o aditamento de mais um número, o 3 -A, sob a epígrafe de Áreas e Ligações Vitais da Rede Ecológica Metropolitana, do seguinte teor:
3 -A — O projecto de loteamento do prédio a que se reporta a UOPG -01 e os planos de pormenor de que depende o loteamento dos prédios abrangidos pelas UOPG -02 e UOPG -03 terão de implantar e detalhar com precisão os corredores vitais da Rede Ecológica Metropolitana previstos no Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa, que prevalecerão em qualquer caso sobre os assinalados nas plantas do PDM, e adoptar medidas necessárias à defesa e funcionalidade desses corredores, ficando proibidos quaisquer actos ou actividades que os possam afectar.
2.ª — Alteração, mediante o aditamento de mais um artigo, o 8.º -A, sob a epígrafe de (Explorações florestais), do seguinte teor:
Artigo 8.º -A — Nos termos do n.º 2 do artigo 37.º do Regulamento do Plano Regional de Ordenamento Florestal da Área Metropolitana de Lisboa, aprovado pelo Decreto Regulamentar n.º 15/2006, de 19 de Outubro, todas as explorações florestais privadas com área igual ou superior a 100 ha estão sujeitas à elaboração obrigatória de Plano de Gestão Florestal.
3.ª — Rectificação ao artigo 22.º, n.º 3, nos termos seguintes:
3 — Onde se lê a partir de cada uma das margens da linha de água deve ler -se a partir da crista do talude da linha de água, pelo que, com a rectificação, esta norma passará a ter a seguinte redacção:
- Nos espaços naturais de protecção à rede hídrica abrangidos pela servidão do domínio hídrico, que neste caso corresponde a uma faixa de 10 metros de largura medida a partir da crista do talude da linha de água, as intervenções de modelação de terreno estão sujeitas a prévia análise para licenciamento de utilização do domínio hídrico pela entidade de tutela, sendo este procedimento extensível às zonas inundáveis.
O período de discussão pública foi fixado pelo prazo de 22 dias úteis,
subsequentes ao 15.º dia posterior à data de publicação deste aviso na 2.ª série do Diário da República.
As alterações estão disponíveis para consulta nos seguintes locais e durante as horas de expediente: edifícios sedes das Juntas de Freguesia de Moita, Alhos Vedros, Baixa da Banheira, Gaio — Rosário, Sarilhos Pequenos e Vale da Amoreira, e Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística, sito no edifício Paços do Concelho, vila da Moita.
Nos mesmos locais estarão ainda disponíveis, para melhor compreensão, as peças constituintes do Projecto de Revisão do Plano Director Municipal e pareceres emitidos.
As alterações estarão ainda disponíveis para consulta no sítio da internet da Câmara Municipal da Moita — www.cm -moita.pt.
Os interessados podem apresentar reclamações, observações ou sugestões mediante uma das seguintes formas:
1 — Por correio electrónico cmmoita@cm -moita.pt ou fax — 212801008,
dirigido ao Presidente da Câmara Municipal da Moita;
2 — Por comunicação escrita dirigida ao Presidente da Câmara Municipal da Moita, a enviar por correio normal;
3 — Por comunicação escrita entregue nos locais de consulta, nomeadamente mediante impressos próprios disponíveis nos mesmos.
Em cada uma das 5.ª feiras subsequentes ao início do período de discussão pública, estarão disponíveis técnicos do Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística para prestar esclarecimentos sobre as alterações em referência.
6 de Agosto de 2008. — O Presidente da Câmara, João Manuel de Jesus Lobo.

sexta-feira, agosto 15, 2008

Casamento à beira Tejo




A comprovar a beleza do local, um casal de jovens escolheu este sítio para se unir em matrimónio. Parabéns pelas escolhas.

Posto de depuração de Ostras do Tejo

Já praticamente concluídas, as obras de restauro do antigo Centro de Depuração de Ostras, local magnífico para eventos. Uma paisagem deslumbrante, com uma luz magnífica.




Uga Uga nas Festas do Rosário

Na abertura das Festas em honra de Nª. Sª. do Rosárío, a noite esteve um bocado fria, começando no vento e acabando nos discursos. Parece que durante a semana saiu por lá um comunicado meio pateta. A compensar, a alegria genuína da população no habitual UGA UGA.




quinta-feira, agosto 14, 2008

Festas Rosário

Festas em Honra de Nª. Sª. do Rosário, de 14 a 19 de Agosto


E o Montijo aqui tão perto...





1ª Bienal Internacional de Artes Plásticas, inaugurada hoje e a merecer uma visita

Sessão Privada de Câmara de dia 13/08

No período antes da Ordem do dia questionei a Maioria sobre diversos assuntos pendentes:

- Qual a data da publicação em D.R. do aviso sobre a abertura da discussão pública sobre as alterações ao PDM - informaram que para breve;

- Sobre a resposta ao relatório do IGAL - que foi enviado a 12/08. Requeri que nos dessem conhecimento da mesma;

- E quando termina a confidencialidade do mesmo - que só depois da resposta à resposta;

- Pedi listagem com o pagamento das dívidas suportadas pelo empréstimo de saneamento financeiro;

- Pedi informação sobre colocação de pilaretes à porta de particulares, foi-me dito que qualquer pessoa pode comprar pilaretes e pedir à Câmara que os coloque à sua porta;

- Sobre diversas obras no Rosário
a colocação do pontão no Gaio finalmente está previsto para Setembro, a demolição do pontão em madeira na praia do rosário é da responsabilidade da APL, que irá lançar o concurso em Setembro, e sobre o início dos trabalhos da conclusão da ciclovia Moita-Rosário, o Sr. Vereador Miguel Canudo informou que as obras da ciclovia já começaram e que terminam em Setembro.
Efectivamente estive e no local e comprovei: já começaram a cortar as canas.


- sobre os resultados das análises da água do rio, na praia do rosário, e a responsabilidade por dar conhecimento à população do resultado das mesmas - que o resultado é habital nesta altura do ano, e que não é feita maior divulgação porque não querem "fazer alarmismo";

- Apesar da crise financeira que a Câmara da Moita atravessa, as próximas eleições estão sempre presentes. A comprová-lo a informação que me chegou que estava a decorrer uma sondagem telefónica a munícipes, a confrontá-los com as próximas escolhas às autarquias.
Confrontado com a pergunta, o sr. Presidente disse que sim, que é habitual, que são períódicas. Como é prática normal, não se recorda do nome da firma a quem foi feita a encomenda, do preço, das perguntas, etc. Como se nós acreditássemos.
Como também é pratica, esquece-se de dar a conhecer à Câmara o resultado das anteriores "sondagens habituais".
Mais um requerimento escrito.

domingo, agosto 10, 2008

Análises da água do Rio


Apesar da folha A4 em anexo estar afixada num placard de informações na Praia do Rosário, devido aos valores recolhidos na análise às águas do rio, a informação é insuficiente.
A Câmara deveria tomar outras medidas e publiciar a proibição de tomar banho.
Aqui ao lado, em outros anos, a Câmara do Barreiro tem tomado medidas concretas de aviso aos munícipes sobre o mesmo assunto.
Aqui na Moita, desvaloriza-se a situação.

Maioria CDU aprova abertura da discussão pública às alterações do Plano Director Municipal

A ver no Jornal O RIO

sexta-feira, agosto 01, 2008

E continua...