sábado, março 01, 2008

PRÓ-MOITA

Pela Requalificação e Valorização do Concelho da Moita

O novo Aeroporto, a Plataforma Logística do Poceirão, a 3ª Travessia do Tejo, o TGV e um conjunto de acessibilidades a incrementar em toda a Área Metropolitana de Lisboa, vão trazer uma multiplicidade de novas oportunidades que só as Autarquias com mais visão e maior capacidade negocial com as estruturas do Governo Central poderão aproveitar, no sentido de qualificar os seus concelhos para receber investimentos importantes, perspectivando e planeando a criação de emprego, melhores equipamentos sociais e culturais, melhor educação e uma cidadania mais consciente e interventora.

Num curto espaço de tempo o território onde nos inserimos irá receber um investimento colossal, que estruturará decisivamente os próximos 25 anos, em termos de qualidade de vida. É uma oportunidade que não devemos nem ignorar nem desprezar, sob pena de nos tornarmos cúmplices do marasmo que tomou o Concelho da Moita, pelas mãos de uma estrutura de governação camarária anquilosada e obsoleta. Permitir a sua perpetuação é perder o futuro.

Mudam-se os tempos e é urgente que se mudem vontades. A lista que encabeço – “PRÓ-MOITA, pela requalificação e valorização do concelho da Moita” – constitui-se como uma força alternativa séria, credível, que acompanha o desejo de mudança e quer, com convicção, muita garra e muita acção, libertar e desenvolver o Concelho da Moita, situação criada com despudor pela má gestão camarária do PCP/CDU.

PRÓ-MOITA, pela requalificação e valorização do concelho da Moita” é um projecto para o Concelho da Moita, um projecto sustentado e sustentável que pode, com a ajuda de todos – jovens, homens e mulheres, socialistas ou não – tornar o nosso Concelho um espaço em que nos sintamos bem e do qual nos orgulhemos.

São três os focos de incidência do projecto que ora apresentamos. Pretendemos actuar:
- ao nível interno do Partido;
- ao nível de interacção com a sociedade civil;
- ao nível da requalificação do Concelho.

Ao nível do Partido, queremos tornar regular o acto sistémico de informação/formação, fomentando o diálogo esclarecedor e o debate de ideias entre as instâncias mais altas do Partido e os militantes socialistas do Concelho da Moita. Para o efeito, e para além da promoção de seminários, conferências e debates, é nosso propósito organizar um conjunto diversificado de debates de ideias e projectos com camaradas com responsabilidades na governação do país.

No que respeita à interacção com a sociedade civil, entendemos que é fundamental dar voz à população do Concelho, ouvir os seus problemas, os seus pontos de vista, as suas propostas e sugestões para optimizar a vida no Concelho.

Aos jovens, pela criatividade que lhes é peculiar, daremos o nosso estímulo, para que intervenham, organizando núcleos actuantes nas mais variadas áreas de intervenção, clamando por outros jovens, dando-lhes oportunidades, para que não enveredem por caminhos escusos, muitas vezes irreversíveis. Por natureza, os jovens são intervenientes, críticos e justos. Sabem, pois, que o partido socialista é um partido de esquerda, de uma esquerda tolerante e moderna, o partido das oportunidades, o partido da inovação e da mudança. Os jovens são os fiéis depositários da nossa esperança de um futuro melhor para o Concelho da Moita. Confiamos em vós, porque sois o futuro.

Permitimo-nos ter uma atenção especial para com a população mais idosa, mormente a mais desfavorecida, com quem partilhamos as suas mágoas e preocupações. Á população mais idosa também queremos dar voz, a voz da sabedoria da experiência feita. Mas a voz, de per si, não chega para se poder usufruir de tão valioso património. Há que criar condições para que a população idosa participe activamente nesta regeneração que preconizamos para o Concelho da Moita. O nosso projecto aposta na população idosa, com quem manteremos uma interacção permanente, nomeadamente pela criação de tertúlias temáticas descentralizadas, as quais – temos a certeza, nos ajudarão a rentabilizar o capital humano do Concelho. E este é um capital valioso e inigualável.

No que concerne ao terceiro foco de incidência da nossa actuação política – requalificação do Concelho da Moita – a lista “PRÓ-MOITA – Pela Requalificação e Valorização do Concelho da Moita” está consciente de quão dura é a tarefa que se lhe apresenta. Mas em prol do Concelho da Moita, não se coíbe de seguir em frente, de lutar de novo, projectando actuar simultaneamente em várias frentes distintas, as frentes mais debilitadas pela precária gestão de quase 40 anos do PCP/CDU, naturalmente gasta pela sua longevidade, pela incapacidade de gerar novas ideias, novos projectos e novas dinâmicas.

Assim, iremos actuar em intervenção política activa, nas seguintes áreas:
- reordenamento territorial e ambiental, o que inclui uma solução definitiva para a frente ribeirinha;
- desenvolvimento sustentado e equilibrado de todas as freguesias do concelho: Alhos Vedros, Baixa da Banheira, Gaio-Rosário, Moita, Sarilhos Pequenos e Vale da Amoreira;
- captação de investimento gerador de emprego, dando segurança e confiança aos empresários, para que considerem o Concelho da Moita um Concelho de “eleição”;
- educação / formação profissional dos jovens, criando protocolos que garantam emprego no final dos ciclos;
- reabilitação do comércio tradicional local, completamente delapidado e aniquilado pelo PCP/CDU;
- manutenção de muitas das estradas municipais, totalmente votadas ao esquecimento e, constituindo, não raro, um perigo público, com vista à exigência da sua manutenção;
- revisão do traçado rodoviário, por forma a dar resposta cabal às reais necessidades das diversas freguesias do Concelho, com especial incidência nos transportes públicos ou com vista à criação de uma rede de minibus, a exemplo de muitas autarquias do nosso País.

Camaradas, o Partido Socialista é um partido livre, de homens e mulheres livres e responsáveis, por isso a reflexão autocrítica faz parte dos nossos princípios e da nossa prática, porque queremos melhorar, melhorar sempre e não incorrer em erros do passado.

Estamos conscientes dos objectivos ambiciosos do projecto “PRÓ-MOITA – Pela Requalificação e Valorização do Concelho da Moita”, por isso seremos criteriosos, selectivos e imparciais na escolha do(a) candidato(a) à Presidência da Câmara e restantes equipas, aquando das eleições autárquicas.

Quero lembrar-vos, camaradas, que não podemos perder o futuro. Vivemos uma realidade mais competitiva e exigente e devemos saber estar à altura e sermos ambiciosos, ambiciosos para a nossa terra e para a nossa gente.

Juntem-se a nós, para que este projecto “PRÓ-MOITA – Pela Requalificação e Valorização do Concelho da Moita”, possa vingar, para bem de todos NÓS.

Saudações socialistas.

Candidatura à Comissão Política do Partido Socialista do Concelho da MOITA
2008-2010
1º Subcritor:
Vitor Cabral