quarta-feira, janeiro 09, 2008

Informação Unitária

"Pequeno exemplo" do rigor da informação municipal, e da manipulação discreta, mas com objctivos concretos:

Moinho de Maré foi cenário para reconstituição etnográfica

Sob o título em referência aparece uma notícia no último Boletim Municipal da Moita, que peca por impreciso.

"O Moinho de Maré de Alhos Vedros foi o cenário escolhido para uma reconstituição de actividades tradicionais como a desfolhada, a malha do milho e a confecção do pão, no dia 10 de Novembro, no âmbito da primeira grande exposição temporária neste espaço cultural, “O Ciclo do Pão”. A reconstituição contou com a participação do Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia.
A exposição “O Ciclo do Pão”, integrada no ambiente do Moinho de Maré, além de ilustrar e explicar um conjunto de trabalhos que se desenvolvem ao longo de um ano de trabalho agrícola - o ciclo do pão - e que têm como protagonista o cereal, pretende também transmitir a importância da actividade moageira na história do concelho da Moita, um concelho que, além da actividade económica ligada ao rio, teve parte do seu território dedicado à agricultura, principalmente até à década de 70. Em exibição no recentemente recuperado Moinho de Maré - até Março de 2008 -, esta exposição pode ser visitada todos os sábados, domingos e feriados, entre as 14:00h e as 19:00h, e, nos dias úteis, por marcação prévia. Para mais informações, pode ser contactado o Departamento de Assuntos Sociais e Cultura, através do telefone 210817000."

A reconstituição não contou com a participação: só foi possivel realizar-se, pelo empenho do Rancho Etnográfico.

Depois das dificuldades colocadas na sua realização, dada a escassez de meios disponibilizados, porquê este "colocar-se em bicos dos pés?"
Não havia necessidade!