Portugal antes do 25 de Abril, era um país anacrónico. Último império colonial do mundo ocidental, travava uma guerra em armas e soldados, em três frentes africanas, e outra nos Fóruns internacionais perante a opinião pública mundial, que sucessivamente nos condenava.
Para os jovens de hoje será difícil imaginar o que era viver neste Portugal, onde era rara a família que não tinha alguém a combater em África, o serviço militar durava quatro anos, a expressão pública de opiniões contra o regime e contra a guerra era severamente reprimida pelos aparelhos censório e policial, os partidos e movimentos políticos encontravam-se proibidos, as prisões políticas cheias, os líderes oposicionistas exilados, os sindicatos fortemente controlados, a greve interdita, o despedimento facilitado, a vida cultural constantemente vigiada.
Em 25 de Abril de 1974, o movimento das Forças Armadas derrubou este regime que durante anos e anos oprimiu o Povo Português. Restituindo a liberdade aos Portugueses, os militares de Abril acabaram também com o isolamento a que Portugal estava condenado há já vários anos. Solucionando o problema colonial, dando origem a novos países independentes, a Revolução dos Cravos foi o movimento pioneiro de enormes transformações democráticas em todo o mundo.
Desenvolvimento, Democracia, Acesso à informação, Liberdade foram e são palavras que aprendemos a conhecer e a respeitar!
Não deixemos que percam a força!
Publicado no Jornal O RIO em 15/Abril/2006